quinta-feira, 22 de março de 2012

Tunel de vento como ferramenta de projeto na arquitetura.

        Um tunel de vento é uma instalação que tem por objetivo simular para estudos o efeito do movimento do ar ao redor de objetos sólidos. São muito utilizados em projetos de aviões, automóveis, edificios, pontes, antenas, etc.       
        Existem dois tipos de tuneis de vento: o horizontal (que permitem, por exemplo, simulações de catástrofres como furacões, e observar como uma construção reage no quesito da aerodinâmica) e verticar (utiliza o principio de sucção e propulsão que atinge altissimas velocidades permitindo que uma pessoa possa flutuar dentro dele. É utilizado para simular queda livre ou treinamento de paraquedismo).
        Um exemplo da utilização de uma torre de vento em um projeto de arquitetura é a torre da TV Digital de Brasília, criada por Oscar Niemeyer.
        A torre de TV Digital foi projetada por Niemeyer em formato de curvas que lembram uma flor. A base cilíndrica funciona como um “caule” que exibe duas “pétalas” para abrigar dois espaços cobertos: do lado direito, uma cúpula de vidro compõe o ambiente de um bar, e do lado esquerdo, um pouco mais abaixo, ficará um salão para exposições. O terceiro nível da Torre de TV Digital é um mirante circular.

Divulgação: IPT
Foto de ensaio com maquete de 1,20X1,50 metros e 8 centimetros de diâmetro.
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário