terça-feira, 27 de março de 2012

Condutividade térmica

        A condutividade térmica quantifica a habilidade dos materiais de  conduzir calor. Materiais com alta condutividade térmica conduzem calor de forma mais rápida que os materiais com baixa condutividade térmica. Desta maneira, materiais de com alta condutividade térmica são utilizados como dissipadores de calor e materiais de baixa condutividade térmica são utilizados como isolamentos térmicos.
        Exemplos de matériais que possuem uma baixa condutividade térmica: vidro (varia entre 0,72 a 0,86), água (0,61), tijolo (0,4 a 0,8), madeira (0,11 a 0,14), fibra de vidro (0,046), espuma de poliestireno (0,033), ar (0,026), espuma de poliuretano (0,020), entre outros.

Um comentário:

  1. Não entendi o que você quis dizer com "materiais de com alta condutividade térmica são utilizados como dissipadores de calor".

    Novamente esse tal de "Tempo" se metendo onde ele não é chamado! ("Materiais de alta condutividade térmica conduzem calor de forma mais rápida...".) A capacidade de condução e o tempo de condução são duas grandezas distintas e dependem de características distintas dos materiais. Vamos conversar!

    ResponderExcluir