terça-feira, 13 de novembro de 2012

Artigo sobre Análise de Sistema Urbano


1.     INTRODUÇÃO


Estudo feito através dos conhecimentos adquiridos sobre o tema Análise de Sistema Urbano. Esta metodologia tem como objetivo levantar dados para a análise de áreas urbanas através do registro de dados pertinentes a cada tema discorrido abaixo. A área de estudo é a Rua Professor Leopoldo Amaral e a Rua Tenente Fernando Tuy que juntas formam o Condomínio Alto do Parque localizado na Pituba, Salvador, Bahia.

"O Condomínio Alto do Parque me passa uma sensação de segurança independente da hora do dia. É um lugar tranquilo e sem muito fluxo de carro por ser um condomínio fechado".

2.     MAPAS TEMÁTICOS


2.1 Conceitos iniciais

2.1.1                   O que são mapas temáticos

Mapas temáticos são um tipo de mapa que usa uma determinada variedade de estilos gráficos, sendo esses cores, hachuras e legendas, para apresentar graficamente dados de um determinado mapa. São representados de acordo com um tema e abordam dados de uma determinada região. Esses dados são adquiridos através de sistemas de geoprocessamento.

2.1.2                   O que significa geoprocessamento

Entende-se como geoprocessamento o processamento informatizado de dados georreferenciados que são utilizados através de programas que permitem o uso de informações cartográficas e outros tipos de informações para que se possa coordenar esses mapas criando mapas temáticos. Em outras palavras, é uma atividade que consiste em referenciar dados ou objetos com base em sua localização no globo.

2.1.3                   O que são análises cruzadas

Análises cruzadas são nada mais do que a interpretação dos dados de duas fontes diferentes. Relacionando isso ao tema, são dois ou mais mapas que são analisados ao mesmo tempo por terem uma relação entre temas. Por exemplo a análise cruzada do mapa econômico e do mapa geográfico do Brasil sugere que as cidades mais populosas são as mesmas que possuem um alto índice de produção industrial, serviços, etc.

2.2 Mapas temáticos

2.2.1                   Área de estudo

A área a ser estudada compreende a Rua Professor Leopoldo Amaral e a Rua Tenente Fernando Tuy. Parte da Rua Professor Leopoldo Amaral e a Rua Tenente Fernando Tuy em sua totalidade formam o Condomínio Alto do Parque que fica situado na Pituba, Salvador, Bahia.

2.2.2                   Uso do solo

Este mapa refere-se à utilização do terreno, se é utilizado como residência, comércio, misto (comércio e residência), lazer, espaço público, etc.

2.2.3                   Usos vitais diurnos

Entende-se como usos vitais diurnos as atividades que são consideradas importantes para a vitalidade urbana, que geram movimento de pessoas durante o dia por pelo menos cinco dias da semana, como padaria, farmácia, salão de beleza, marcado, igreja, etc.

2.2.4                   Usos vitais noturnos

O mapa de usos vitais noturnos mostra as atividades consideradas mais importantes para a vitalidade urbana noturna , no período aproximado das 18 ás 22 horas que gerem movimentos de pessoas por pelo menos cinco dias na semana, como bares, restaurantes, faculdades, academias, funerárias, etc.

2.2.5                   Iluminação pública

O mapa de iluminação pública identifica a presença e a qualidade desta na vizinhança. O tema iluminação é importante por essa ser essencial para a qualidade de vida da comunidade. É importante para a segurança no que se refere ao tráfego de veículos e pedestres e que afeta diretamente à criminalidade.

2.2.6                   Tipologia da fachada

Esse mapa mostra o tipo de fachada de cada prédio ou estabelecimento como tendo muro baixo, médio ou alto; portão sólido ou grade; a distância da edificação em si do portão; etc.


Exemplo de fachada de vitrine com parede envidraçada

Exemplo de edificação afastada da rua
 

Exemplo de muro alto com portão em grade

2.2.7               Calçadas

O mapa de calçadas define o tipo de calçamento presente na rua, se ela existe ou não; se é larga, média ou estreita; se tem buracos e/ou  obstáculos; etc. Uma calçada ideal garante um caminhar livre , seguro e confortável. Seja para um cidadão com necessidades especiais ou não. Uma calçada bem feita deve oferecer acessibilidade, largura adequada, fluidez, continuidade, segurança, espaço de socialização e desenho da paisagem.
 

A calçada do condomínio não possui buracos mas sim árvores como obstáculo.

2.2.8               Percepção própria de conforto e segurança diurnos

Neste tema são considerados as impressões pessoas sobre o conforto e a segurança ao caminhar na vizinhança durante o dia . No quesito conforto deve-se considerar a plena utilização das calçadas, o sombreamento e o microclima durante as horas de sol, a inclinação a rua e outros fatores subjetivos que possam causar impressões positivas ou negativas sobre o bem estar ao caminhar.

2.2.9               Percepção própria de conforto e segurança noturnos

Neste tema são considerados as impressões pessoas sobre o conforto e a segurança ao caminhar na vizinhança durante a noite. No quesito conforto deve-se considerar a plena utilização das calçadas, a iluminação pública e o microclima noturno, a inclinação da rua e outros fatores subjetivos que possam causar impressões positivas ou negativas sobre o bem estar ao caminhar à noite.

3.     ANÁLISE CRUZADA


3.1 Tipologia da fachada X Percepção de conforto e segurança noturnos

Comparando o mapa de tipologia da fachada com o de percepção própria de conforto e segurança noturnos percebe-se que por não haver muitos edifícios com muro alto e portão maciço e pela grande maioria ser de muro baixo e de vitrine, andar à noite pela rua traz uma sensação de segurança por não haver paredões que isolem completamente os edifícios da rua.

3.2  Percepção própria de conforto e segurança noturnos X iluminação pública X usos vitais noturnos

Observa-se que só não é seguro caminhar pela área em que a iluminação é presente porém imprópria para pedestres, sendo própria apenas para a via (veículos), e que não possui nenhuma atividade noturna.

3.3 Percepção própria de conforto e segurança diurnos X usos vitais diurnos

Observa-se que devido à presença de edificações comerciais as sensações de conforto e segurança são mantidas.

3.4 Uso do solo X iluminação pública

Observa-se que o trajeto em que a iluminação é própria para pedestres é a área em que se concentram as edificações residenciais. Em contra partida, o trecho em que a iluminação é própria apenas para a via é a área em que não possui nenhuma residência, apenas comércio com uso vital diurno.


4.     CONCLUSÕES


Após a análise individual de cada mapa temático e das suas respectivas análises cruzadas conclui-se que o trecho que cobre o condomínio possui uma iluminação pública ideal para que moradores possam fazer cooper à noite e que possuam uma sensação de conforto e segurança; que a maior parte das calçadas tem largura média e não possuem nenhum obstáculo ou buraco e que os trechos que possuem obstáculos não são tão desconfortáveis pelo fato destes serem árvores que criam um microclima agradável durante o dia.

Esses aspectos criam um ambiente em que um indivíduo sinta-se confortável para andar ou sair de casa a qualquer hora do dia ou da noite sem que haja receio de assaltos, sequestros, etc.

Ao mesmo tempo em que dentro do condomínio as pessoas sentem-se seguras, a partir do momento que se passa pela guarita essa sensação diminui. Pelo fato da área ser restritamente comercial e de não haver nenhum uso vital noturno, além do fato da iluminação ser própria apenas para a via, os pedestres tem receio de passar por esta área a noite, já que pela manhã o fluxo de gente e de carro é intenso devido ao próprio comércio.

Em relação à metodologia aplicada à pesquisa é uma ótima forma de fazer um estudo sobre determinada área unindo informações objetivas (como a iluminação pública, o estado das calçadas, o uso do solo, os usos vitais noturnos e diurnos e a tipologia de fachada) com informações subjetivas que dependam unicamente de sensações de cada indivíduo (como a percepção de conforto e segurança noturnos e diurnos).

Em relação aos resultados obtidos através da pesquisa já era de se esperar que fossem esses, uma vez que a área de estudo é um condomínio fechado e não uma rua com acesso e fluxo constantes de carros e pedestres.

3 comentários:

  1. Olá Raquel,

    seu relatório ficou bem organizado. Achei pertinente o seu escopo no que diz respeito á Introdução,a qual tece breve comentário sobre a proposta do trabalho e explica conceitos. Revisar a ABNT vai te ajudar ainda mais! Justificar texto, fonte, tamanho e ortografia (detalhes da digitação).Arrisque mais e formule hipóteses também sobre as análises cruzadas: você fez comentários do que se vê no mapa, mas alguns têm caráter subjetivo, neste sentido abre espaço para se comentar algo sobre. Você optou por mapas que não são do satélite e isso ficou bem legal para visualizar também. Bom trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Raquel, você está no caminho certo!
    Fiz anotações específicas no arquivo, que você pode baixar aqui:
    http://db.tt/9Y0MKD1I
    Acho que dá para incrementar mais essa análise cruzada, explorar seus mapas até sentir que já espremeu tudo que eles tinham para lhe dizer. Precisa também se acostumar a citá-los no texto, fazer a figura se tornar necessária. (Isto vale para todo mundo!) Num trabalho científico nenhuma figura pode aparecer sem ser antes anunciada no texto. Exemplo: "...como se pode perceber na Figura 1."
    Revisão faz parte do trabalho e não fazê-la pode transformar um 10 em um 7 em poucos minutos. (Isso também vale para todos.)
    Cuidado com as afirmações sem apoio nos mapas e com novas evidências apresentadas apenas na conclusão. Conclusão é só o fechamento do ciclo - ela deve amarrar sua hipótese e objetivos da introdução com as evidências que trouxe no desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante do trabalho, bastante direto, objetivo, organizado. Não sei se é correto afirmar, você poderia trabalhar a nomenclatura dos mapas como figuras, ou seja, nomear as imagens não como o nome dos mapas, mas sim como figuras. (Acho que deu pra entender o que eu quis dizer)

    ResponderExcluir