domingo, 20 de maio de 2012

Conclusão do meu ambiente

          Para concluir o estudo do meu ambiente vou fazer uma rapida revisão do que já foi escrito aqui sobre ele. Meu quarto tem sua fachada virada para o sul (com azimute 180°). Ele é sul mesmo, 100% sul. Aqui embaixo está uma foto do meu condominio com o meu prédio marcado em vermelho.


          A janela do meu quarto fica do lado esquerdo. Ao calcular a quantidade de calor  absorvida pelo meu fechamento opaco, ou seja, minha parede, esta revelou-se ser de 61,455W; já a quantidade de calor absorvida pelo meu fechamento translúcido, ouseja, minha janela, esse valor foi de 151,3359W. Observa-se com isso, então, que uma janela que possui 145X117, permite que a quantidade de calor seja , aproximadamente, duas vezes e meia mais alta do que a quantidade absorvida pela parede.
          Porém, como a imagem acima mostra, o meu prédio é cercado por mais três prédios (circulados de verde). Esses prédios dispostos desta maneira não permitem que o sol bata diretamente na minha janela, fazendo com que não seja necessário o uso de protetores solares.

Um comentário:

  1. Conclusões precisas, boa redação!
    Faltou apenas provar, por a + b (leia-se: por máscara de sombra), o seu último argumento de que não é necessário elemento de proteção solar.
    Seria super interessante ver a simulação da sua mancha de sol versus a não existência real dessa mancha. E em seguida você poderia demonstrar o porquê de a simulação ser diferente da situação real, amparada pela máscara do entorno. Se já está legal agora, imagine completinho. Ficaria show de bola!!! Se quiser, quinta dou uma segunda passada por aqui. Me avise!

    Beijos!

    ResponderExcluir